Confira dicas para manter a calma e controlar a ansiedade no dia da prova do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro
Douglas Terenciano Publicado em 08/11/2022, às 09h14 - Atualizado às 09h21
A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) aumenta ansiedade e insegurança entre os jovens inscritos na prova. Com a pressão pelo bom desempenho, candidatos de todo Brasil ficam inseguros, fazendo com que muitos deles tenham sintomas ou crises de ansiedade.
É válido destacar que o Enem 2022 pode mudar o futuro de muitos estudantes inscritos. “Esse tipo de prova, é responsável pelo local em que estaremos no futuro, ou seja, faculdade, cidade, estado e na profissão que escolhemos. Como estamos falando de um futuro, que ainda não existe, que depende de nós para existir e que ainda assim, não controlamos, pode desencadear alguns sentimentos como: medo, insegurança e ansiedade”, explica, Cristiane Duez V. Santos, psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade Santa Marcelina.
A seguir, a psicóloga aconselha como manter a calma e controlar a ansiedade no dia da prova do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro.
Sim, é normal. Devemos lembrar que a ansiedade tem dois lados: o bom e o ruim. O lado bom é que ela é responsável pela realização de nossos projetos, nossas idealizações futuras, é ela que nos coloca em pé para enfrentarmos o dia a dia. O lado ruim é quando ela nos paralisa. Quando nos prendemos no futuro, de uma tal forma, que não conseguimos agir no presente, não conseguimos “plantar para colher”.
A diferença entre o que é considerado “normal” e o “patológico” é a intensidade da situação. Exemplo: não dormir direito por passar por uma questão preocupante é normal, ter insônia sempre por motivos que desconhece, é patológico. Pensando nisso, alguns sinais de alerta são importantes: respiração ofegante e falta de ar, palpitações e dores no peito, fala acelerada, sensação de tremor e vontade de roer as unhas, agitação de pernas e braços, tensão muscular, tontura e sensação de desmaio, enjoo e vômitos.
A terapia auxilia muito no processo de preparação para o exame ou provas, porque intervém no processo de tomada de decisões, na segurança, e na autoestima. É importante se organizar com antecedência (tempo, localização, material) para que não haja nenhuma surpresa. Praticar esportes, auxilia no alívio das tensões. Alimentação saudável, sempre.
+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2022, incluindo o edital completo e conteúdo programático, na página específica do JC Concursos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.