O MetroRio será gratuito para estudantes que irão fazer o Enem 2022; Belo Horizonte/MG aumentará a frota de ônibus
Victoria Batalha Publicado em 10/11/2022, às 08h56 - Atualizado às 09h03
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) ocorrerá no próximo domingo (13) e para facilitar a vida dos estudantes inscritos, as cidades do Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG criaram ações para o aumento da frota de transporte público e gratuidade nas passagens de Metrô.
Os estudantes cariocas que vão fazer o Enem 2022 terão gratuidade no MetroRio. O projeto é inédito e intitulado “Passe Livre pra Educação”, os jovens candidatos precisam apenas mostrar o comprovante de inscrição do Enem e um documento com foto em qualquer estação. A iniciativa pertence ao MetrôRio com a Estácio e a BIC. Além da gratuidade da passagem, será distribuído canetas pretas.
O projeto funcionará nos dias 13 e 20 de novembro. Das 8h30 até as 13h e depois das 15h até às 20h. No segundo domingo, como a prova termina mais cedo, o Metrô ficará gratuito até as 19h30.
Os estudantes de Belo Horizonte/MG também não ficaram para trás, pois a Prefeitura da cidade anunciou na última quarta-feira (9) que vão ampliar a frota de ônibus durante os dias de aplicação da prova do Enem 2022. Ao todo, 102 linhas receberão reforço nos dois dias de prova.
Além disso, para evitar engarrafamentos, agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans, Polícia Militar (PMMG) e a Guarda Municipal realizarão operações de tráfego na região das escolas em que o Enem será aplicado.
Existe uma lista de itens que não pode levar para realizar o Enem 2022, como cigarros, bebidas alcoólicas ou qualquer arma de fogo, conforme a Lei nº 11.343/2006, Lei nº 12.546/2011 e Decreto 8.262/2014. Além disso, existem outros objetos como óculos escuros, chapéus, relógios, tablets e fones de ouvido que são permitidos, mas precisam ficar dentro dos envelopes desligados e debaixo da carteira, incluindo o celular.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.