O uso de máscara será liberado apenas em estados e municípios em que não é mais obrigatório em locais fechados
Victoria Batalha Publicado em 11/11/2022, às 08h54 - Atualizado às 09h05
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) acontecerá no próximo domingo (13) e a organização manterá medidas provisórias contra o Covid-19 na edição deste ano. Candidatos que apresentarem sintomas gripais, testarem positivo para o coronavírus ou estiverem com alguma outra doença infectocontagiosa não devem comparecer aos locais de prova. Como aconteceu nos últimos dois anos, será possível pedir reaplicação das avaliações.
Cerca de 3,4 milhões de participantes estão confirmados e são esperados nos dias 13 e 20 de novembro. A prova será aplicada em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. Para solicitar reaplicação da prova, o candidato deve acessar a Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia (20) da prova. A reaplicação do Enem 2022 será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instrui que para pedir a reaplicação, o estudante terá que comprovar com um documento legível que estava doente. No documento é preciso que esteja o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição do condição, o código correspondente à Classificação Internacional de (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional de saúde, com o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Também é preciso ter a data do atendimento.
Candidatos que estiverem com tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, meningites, varíolas, influenza humana A e B, doença invasiva por Haemophilus influenzae, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela também poderão justificar a falta e pedir reaplicação.
+++ Enem 2022: faltam poucos dias para a prova, veja o que fazer
O uso de máscara facial será obrigatório nos locais de prova. Exceto nos estados e municípios onde já esteja liberado o uso, seja por decreto ou ato administrativo, em locais fechados.
Além disso, o Inep confirmou que a aplicação deste ano ainda vai manter as medidas de proteção contra o vírus. Como distanciamento entre os candidatos nas salas.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.