Prazo para inscrições para o Enem 2024 começa nesta segunda-feira (27) e segue até 7 de junho; Veja como se inscrever e como solicitar isenção de taxa
Jean Albuquerque Publicado em 27/05/2024, às 16h19
O prazo para inscrições no Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) começa nesta segunda-feira, 27 de maio, estendendo-se até 7 de junho. No entanto, no Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, um calendário estendido será anunciado em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
As datas das provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Para participar, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.
Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira, 24 de maio, juntamente com as respostas às solicitações de justificativa de ausência no Enem 2023, especialmente para candidatos previamente isentos que não compareceram aos exames.
+ Novo pagamento da 2º parcela do 13º salário do INSS 2024; Veja quem recebe
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser quitado até o dia 12 de junho. Os residentes do Rio Grande do Sul também serão isentos dessa taxa.
Os interessados em obter a isenção devem acessar a Página do Participante enem.inep.gov.br/participante, utilizando o login da conta “gov.br”. Podem requisitar o benefício os candidatos que estejam no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas neste ano.
Além daqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, caso apresentem uma renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980), ou sejam membros de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
É necessário fornecer o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido na Página do Participante. E para aqueles que estavam isentos no Enem 2023, mas não compareceram à prova, é imprescindível justificar a ausência na Página do Participante, anexando um atestado médico que comprove a doença no dia da prova ou um boletim de ocorrência que ateste algum imprevisto. Caso contrário, perderão o direito à isenção.
Criado em 1998, o Enem é uma avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio e é fundamental para o acesso à educação superior no Brasil. Os resultados do exame são utilizados como critério de seleção para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, são reconhecidos por instituições privadas e por países de língua portuguesa com os quais o Brasil possui acordo.
Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar do Enem como “treineiros”, utilizando-o para avaliação pessoal nos anos que antecedem a conclusão da educação básica.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil