Estudantes de ensino superior privado que pagaram as mensalidades do Fies sem atraso vão poder receber parte do dinheiro de volta. Saiba mais sobre o projeto que tramita no Senado
Mylena Lira Publicado em 11/08/2022, às 20h05
Se você faz faculdade privada por meio do financiamento estudantil do Fies e pagou todas as parcelas em dia durante a pandemia do coronavírus, saiba que pode receber dinheiro de volta. O Projeto de Lei (PL) 2.111/2022 prevê retorno de um crédito de 20% sobre o valor total despendido com as mensalidades no período de 20 de março de 2020 a 31 de dezembro de 2021.
Segundo o PL, a regra vale apenas para estudantes que estejam com todas as prestações em dia e o bônus de 20% deve ser usado para pagar as próximas parcelas do saldo devedor do Fies. Caso o valor do crédito concedido seja superior ao valor que resta para pagar, o beneficiário pode receber o dinheiro em sua conta bancária.
O depósito deve ser feito no prazo de até 180 dias após a publicação da lei, caso a proposta, que ainda está em tramitação no Senado Federal, seja aprovada. Recentemente, o governo federal autorizou que estudantes com dívida em atraso ganhem desconto para regularizar a situação junto ao Fies.
Para o autor do PL, o senador Rogério Carvalho (PT-SE), é importante não apenas recuperar o crédito dos inadimplentes, mas também reconhecer o esforço de quem pagou as prestações do Fies. “O poder público deve reconhecer os sacrifícios realizados para manter em dia o pagamento das dívidas pelos estudantes. Do contrário, premiando apenas os inadimplentes, acaba incentivando o não pagamento dos contratos adimplentes”, ressaltou Carvalho.
Vale ressaltar que as inscrições para a segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil foram abertas nesta terça-feria (9) e serão recebidas até o dia 12 de agosto pelo Portal Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC). Mais de 44 mil vagas estão à disposição dos estudantes que querem cursar uma graduação superior em instituição de ensino privada, mas precisam de empréstimo a juros zero para isso.
O MEC definiu regras para a renegociação de dívidas relativas à cobrança de créditos do Fies. Porém, só pode ser renegociado o valor já devido. Para isso, o estudante que está com o pagamento em atraso, cujo contrato de financiamento se encontrava em fase de amortização em 30 de dezembro de 2021, deve procurar o banco no qual contratou o financiamento. O pedido deve ser feito ao agente financeiro entre os dias 1º de setembro e 31 de dezembro de 2022. Confira os descontos:
*com informações da Agência Brasil e da Agência Senado
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil