A prova está agendada para este domingo (26). A falta de participação no Enade pode ter algumas consequências negativas para o estudante. Veja detalhes
Pedro Miranda Publicado em 24/11/2023, às 13h34
Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 têm até este sábado (25) para completar o Questionário do Estudante disponível no Sistema Enade. A prova está agendada para o próximo domingo (26).
Conforme o último levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 84% dos inscritos, equivalente a 344.189 dos 408.037 participantes, já responderam ao questionário até o início desta semana.
O preenchimento do documento oferece aos estudantes a oportunidade de avaliar não apenas o seu curso de graduação, mas também a instituição de ensino superior, abrangendo diversos aspectos.
O Inep destaca que o formulário contribui para a formação do perfil do participante e compreensão do contexto de seus processos formativos, elementos essenciais para analisar os resultados dos estudantes no Enade. Além disso, subsidia os processos de avaliação de cursos e instituições de ensino superior.
O Enade, que avalia o desempenho de concluintes dos cursos de graduação, aborda conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação geral e profissional, e a atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
Em 2023, serão avaliados cursos de bacharelado e tecnologia em diversas áreas, como agronomia, biomedicina, enfermagem, engenharia, medicina, estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, entre outros.
A participação no Enade é obrigatória para os alunos que ingressaram no ensino superior a partir de 2005. No entanto, a legislação brasileira não prevê que a falta de participação no exame seja um impedimento para a colação de grau.
Em 2019, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) decidiu que a participação no Enade não é um pré-requisito para o aluno colar grau e receba o certificado de conclusão do curso. Essa decisão foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2020.
Por outro lado, é importante ressaltar que a falta de participação no Enade pode ter algumas consequências negativas para o estudante. Por exemplo, o aluno pode ficar impedido de participar de programas de financiamento estudantil, como o Fies e o Prouni.
Além disso, a nota do Enade pode ser utilizada para fins de progressão profissional, como a obtenção de uma progressão salarial ou a inscrição em um concurso público.
Acesse o formulário do Enade por meio deste link.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil