Em publicação no Twitter, na manhã desta quarta-feira (5) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declara apoio a Lula no segundo turno
Jean Albuquerque Publicado em 05/10/2022, às 12h09
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos grandes nomes do PSDB, declarou voto ao também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que trava batalha contra Jair Bolsonaro (PL) pela presidência da república.
A declaração de FHC foi dada na manhã desta quarta -feira (5) em publicação do Twitter. Ele escreveu: "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva". O petista respondeu a publicação agradecendo o apoio. "Vamos juntos pela democracia. Um grande abraço!".
No primeiro turno, com 99,99% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou na frente da disputa com 48,43% dos votos válidos (57.258.115), contra 43,20% (51.071.227) do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
+ Governo pretende estender Estado de Calamidade para ampliar gastos públicos, mesmo sem pandemia
Para vencer, o petista precisaria de mais de 1,8 milhões de votos válidos, levando em consideração a quantidade de eleitores presentes e abstenções no primeiro turno. Já o candidato do PL que tenta reeleição, precisaria de mais de 8 milhões de votos para conseguir sair vencedor na primeira rodada.
Um candidato para vencer no primeiro turno precisa de no mínimo 50% mais um de todos os votos válidos, o que não conta os nulos ou brancos. No pleito deste ano, esse percentual corresponde a 59,1 milhões de votantes, mantendo o número de abstenções e os votos válidos.
Terceira colocada nas eleições presidenciais de 2022, a senadora Simone Tebet (MDB) vai declarar apoio a Lula no segundo turno. De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, que teve acesso a nota do partido com exclusividade.
No texto, a legenda diz que cobrará do vencedor a "defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito". Isso é um indicativo do apoio ao petista para vencer Bolsonaro.
O candidato derrotado Ciro Gomes, acompanhou o PDT a gravou um vídeo ontem (4), declarando apoio ao ex-presidente Lula. Confirao pronunciamento:
Pronunciamento - "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 4, 2022
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil