O Ministério da Educação (MEC) revelou que o calendário do Fies 2024 (Fundo de Financiamento Estudantil) ainda não será divulgado. Saiba o motivo
Mylena Lira Publicado em 16/01/2024, às 23h50
O Ministério da Educação (MEC) revelou nesta terça-feira (16) que o calendário do Fies 2024 (Fundo de Financiamento Estudantil) ainda não será divulgado. Durante uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro Camilo Santana enfatizou que o programa passa por um "processo de transformação".
"Estamos finalizando essas alterações para assegurar, antecipadamente, a implementação das novas diretrizes do Fies durante o período de inscrições", esclareceu o ministro. Tradicionalmente, as inscrições para o Fies ocorrem no mês de março.
O objetivo do programa é proporcionar financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos em universidade privadas, desde que esses cursos tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies vem oferecendo condições de juros zero, além de uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato.
+Estudantes vão ganhar dinheiro do governo para prestar o Enem 2024, anuncia MEC
O Fies 2024 será uma alternativa para os estudantes que desejam cursar o ensino superior, mas não conseguirem uma vaga em universidades federais pelo Sisu e também não forem selecionados pelo Prouni. As regras atuais para conseguir o financiamento estudantil são:
Durante a inscrição, o candidato deve informar o CPF, um endereço de e-mail pessoal válido e os nomes dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, juntamente com o número de CPF de cada um, suas respectivas datas de nascimento e, se aplicável, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.
+Saque-aniversário do FGTS 2024 liberado: saiba como pedir o dinheiro online
O Fies é um fundo destinado ao financiamento integral (100%) ou parcial (50%) das mensalidades do curso superior escolhido pelo beneficiado. Com isso, o aluno pode arcar com os custos de forma reduzida ou somente após concluir sua formação.
Para estudantes de medicina, o Fies 2023 financiou até R$ 52.805,66, enquanto para alunos de outros cursos em instituições privadas o valor máximo foi de R$ 42.983,70. Essas quantias são referentes a cada semestre. Os valores aplicados ao Fies 2024 não foram divulgados até o momento.
Sociedade Brasil