Uma equipe da Defesa Civil Nacional se deslocou para prestar apoio aos municípios atingidos; fortes chuvas deixou 40 mil desabrigados no Estado de Alagoas
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 03/07/2022, às 14h26 - Atualizado às 14h56
As fortes chuvas que caem na região fizeram subir para 51 o número de municípios em situação de emergência em Alagoas, a informação foi atualizada em decreto do governo do Estado, que foi publicado na noite deste sábado (2). Os rios transbordaram e inundaram ruas e casas, deixando famílias desabrigadas.
Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil local, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que precisaram ser levadas para escolas, ginásios e prédios públicos.
+++ Leilão da Caixa permite comprar casa em São Paulo com até 70% de desconto
Os rios Paraíba e Mundaú transbordaram e subiram dois metros de altura. A Polícia Rodoviária Federal em Alagoas informou que as BRs 104 e 101, que seguem em direção a Sergipe e Pernambuco, foram interditadas. Além da BR 316, localizada no município de Satuba e da BR 416, em Ibateguara.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em julho as chuvas têm previsão de cair acima da média no leste do Nordeste e no norte da região Nordeste. Os volumes previstos devem ficar acima dos 140 mm. Ontem (2) uma equipe da Defesa Civil Nacional foi deslocada para prestar apoio aos municípios atingidos.
O grupo Equatorial Energia em Alagoas precisou desligar a rede elétrica, por medidas de segurança e a pedido das prefeituras, neste sábado (2) por conta das inundações registradas em nove municípios, são eles: Atalaia, Quebrangulo, Paulo Jacinto, São José da Laje, Murici, Major Izidoro, União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú. Também teve o fornecimento de energia afetado os municípios de Japaratinga e Maragogi.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou interromper a distribuição do serviço em 19 municípios da Bacia Leiteira por conta da qualidade da água em pontos de captação do Rio São Francisco. O serviço será normalizado quando o nível de água começar a diminuir.
Influencers, Ongs e páginas no Instagram tem divulgado maneiras de ajudar os afetados pelas fortes chuvas no Estado. Veja:
Em Alagoas, as fortes chuvas tem deixado muitos estragos também, é muito importante que todos vocês compartilhem para o maior número de pessoas possível, as pessoas estão precisando de ajuda! ❤️🙌🏻
— Sarah Andrade (@ssarahandrade) May 30, 2022
Como ajudar 🔽 pic.twitter.com/6JPz9irhN7
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil