Ganhando menos? Quase metade dos reajustes salariais ficaram abaixo da inflação

Os reajustes salariais ficaram na média de 11,9%, o mesmo da inflação de julho, cuja remuneração média ficou em R$ 1.523

Victor Meira   Publicado em 26/08/2022, às 09h38

Freepik

A inflação tem sido o grande vilão dos trabalhadores no biênio 2021/2022. Além dos preços mais altos, parte dos reajustes salariais não conseguem superar o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador usado para atualizar a remuneração dos funcionários. Para ser mais preciso, 48,1% dos reajustes salariais ficaram abaixo do índice. 

Pelo menos é o que revela o  boletim Salariômetro - Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas publicado mensalmente pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Na média, os reajustes salariais ficaram em 11,9%. Inclusive, este é o mesmo número do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de julho, que é considerada a taxa de inflação oficial do Brasil. 

+Porto Seguro oferece curso gratuito profissionalizante para carreiras digitais; confira

Em relação aos valores, o piso mediano dos salários ficaram em R$ 1.523, valor 25,7% acima do salário mínimo.

O estudo revela que em 33,2% das negociações, o percentual de reajuste ficou acima da inflação, volume quase duas vezes maior do que o verificado nos últimos 12 meses (17%). 

No período pesquisado, 289 instrumentos, sejam eles acordos ou convenções, foram assinados com reajuste. No ano, as negociações somam 10.706 e, nos últimos 12 meses, 16.703. 

Reajuste salarial por setor

Por setor, a indústria de joalheria teve reajuste real mediano de 0,93%, considerando o período de janeiro a julho. 

Já o pior resultado foi observado para os trabalhadores das empresas jornalísticas, que tiveram reajuste médio real negativo de 4,19%. Além de não ter conseguido repor, reduziu a remuneração em relação ao ano anterior. 

A Fipe traz na divulgação uma prévia de agosto, indicando que 70,3% das negociações terão reajustes menores que o INPC; 1,7% serão iguais e 20% maiores que a inflação. A entidade alerta que os resultados da prévia estão sujeitos a flutuações e podem alterar com a inclusão de mais instrumentos. Até o fechamento, apenas 60 haviam sido tabulados.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre os reajustes salariais na editoria de Sociedade do JC Concursos

Sociedade Brasil