Benefício deve contemplar cerca de 20 mil famílias em 26 cidades do Estado do Rio de Janeiro e é destinado à aquisição de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 16/05/2022, às 16h53
As primeiras famílias do Rio de Janeiro beneficiadas pelo Cartão Recomeçar receberam o auxílio no valor de R$ 3 mil no último sábado (14). Só nos municípios de Belford Roxo e Mesquita são 1.061 contemplados nessa primeira etapa do programa, que inclui, ainda, os moradores de Petrópolis, Nova Iguaçu e Magé. Segundo o governo estadual, cerca de 20 mil famílias devem ganhar essa ajuda financeira.
Tem direito ao Cartão Recomeçar o cidadão de baixa renda (até meio salário mínimo per capita ou renda familiar total de até 3 salários mínimos), residente em cidades atingidas por desastres naturais decorrentes de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios e cujo imóvel foi efetivamente prejudicado.
No incío deste ano, incontáveis vidas foram ceifadas e centenas de famílias perderam suas casas por conta de forte chuvas que caíram na região. Portanto, a iniciativa visa ajudar as vítimas na reconstrução de suas vidas. "Posso imaginar a dor de quem perde uma casa e o que conquistou ao longo de uma vida. Por isso, criamos o Cartão Recomeçar, que simboliza um alento para as vítimas", afirmou o governador Cláudio Castro.
👉 O Cartão Recomeçar é uma forma de recomeço para famílias, vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio. O benefício foi criado para cobrir despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção. @sedsodhrj
— Governo do RJ (@GovRJ) May 5, 2022
Confira: https://t.co/y8f0jjRhFV pic.twitter.com/iVHlKh0LLN
+Caixa libera saque do FGTS para cidades do Rio de Janeiro afetadas pela chuva
O valor de R$ 3 mil é pago em cota única e não pode ser sacado. O Cartão Recomeçar deve ser usado na forma de débito, em lojas específicas, para a compra dos seguintes itens:
O cartão é meitido pelo Banco do Brasil e fica disponível para uso após 72 horas da entrega. Para receber, é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, o benefício só será libera para as famílias após o município decretar estado de calamidade e/ou emergência e posterior homologação do Governo do Estado.
+Trabalhadores têm direito ao saque duplo do PIS/PASEP; veja quem recebe
O cadastramento das famílias que desejam ser beneficiadas com o programa fica a cargo das prefeituras. Um dos requisitos para a emissão do Cartão Recomeçar é as cidades firmarem um termo de cooperação, por meio do qual os dados dos cidadãos que têm direito ao auxílio serão gerados. Compete ao governo estadual o pagamento da ajuda finaneira.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil