A iniciativa visa transformar o atual modelo de produção linear, que vai da extração ao descarte, em uma economia circular focada na eliminação de poluição e redução de resíduos
Pedro Miranda Publicado em 28/06/2024, às 14h03
Em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável realizada nesta quinta-feira, o governo federal introduziu a Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC). A iniciativa visa transformar o atual modelo de produção linear, que vai da extração ao descarte, em uma economia circular focada na eliminação de poluição e redução de resíduos.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ENEC pretende fomentar o uso sustentável de recursos naturais em toda a cadeia produtiva. Durante o evento, o vice-presidente e ministro da pasta, Geraldo Alckmin, destacou a importância da medida como um avanço significativo rumo à neoindustrialização.
Segundo Alckmin, a nova estratégia reforça o compromisso do governo em promover uma indústria inovadora, sustentável e socialmente responsável, capaz de gerar novos negócios, criar empregos e reduzir o impacto ambiental.
A ENEC estabelece diretrizes que incluem a eliminação de resíduos, a valorização contínua dos produtos, a regeneração dos sistemas naturais, a redução da dependência de recursos naturais e a extensão da vida útil dos materiais. O lançamento da estratégia enfatiza que a economia circular rompe com a lógica do descarte, promovendo um modelo produtivo baseado em produtos mais duráveis e aptos ao compartilhamento.
Além disso, o decreto da ENEC institui o Fórum Nacional de Economia Circular, encarregado de desenvolver um plano nacional para implementar esse novo modelo econômico no país.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil