A modalidade não pode ser imposta aos servidores, que devem concordar com o regime de home office. Governo disse que medida terá impacto na produtividade
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 19/05/2022, às 18h08
O home office para servidores públicos federais foi regulamentado pelo governo federal através de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (18). O Decreto nº 11.072 também estabelece regras para a adoção adoção do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).
De acordo com o documento, a comprovação de presença dos servidores públicos que concordarem em exercer as funções remotamente passará a fazer entrega periódica de demandas. O home office pode ser de forma integral ou parcial, e os termos devem ser acordados com os gestores. A modalidade não pode ser imposta aos funcionários, que devem concordar com o regime.
Se o servidor estiver trabalhando remotamente, deve ser fornecido um número de telefone por meio do qual as necessidades de trabalho, inclusive do público externo, possam ser atendidas. O poder público também deve fornecer estrutura para execução das atividades em home office. Confira a íntegra do documento através do site.
+++Auxílio Brasil: como ser um beneficiário permanente? Entenda as exigências do governo
Também estão previstos aumentos de produtividade para quem optar por serviços remotos. O texto também cria a possibilidade de trabalhar no exterior, mas apenas por tempo limitado e “hipóteses restritas”. O regime de home office será estabelecido seguindo os interesses da administração pública. O documento não detalha como a nova norma será implementada.
O comunicado da Secretaria-Geral informa que “a substituição tem foco na administração voltada para resultados e busca maior transparência em relação às atividades desenvolvidas pela administração pública e seus agentes”.
Segundo o governo federal, a medida terá impacto na produtividade dos servidores públicos, pois estabelece um modelo de trabalho "voltado para resultados e incremento de eficiência".
Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil