Ministério da Cidadania anunciou prorrogação do prazo para beneficiários do Auxílio Brasil atualizar dados cadastrais; saiba qual é a nova data limite
Jean Albuquerque Publicado em 13/10/2022, às 21h03
O Ministério da Cidadania anunciou, a um dia do prazo final para os beneficiários do Auxílio Brasil atualizar as informações do Cadastro Único (CadÚnico), que o prazo foi prorrogado por mais 30 dias.
O prazo final para revisão cadastral iria acabar nesta sexta-feira (14). De acordo com a nota enviada à imprensa, a pasta informou que "as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração".
Além de destacar que "quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município".
+ Institutos de pesquisas são alvo de inquérito da PF a pedido de ministro de Bolsonaro
Ao menos 263 mil famílias estão com as informações desatualizadas desde outubro. Foram convocadas para a revisão cadastral mais de 1,4 milhão de famílias que estão inscritas no CadÚnico, de acordo com o governo 757 mil beneficiários do programa de transferência de renda.
Esse procedimento é realizado todos os anos pelo governo federal. São convocadas pelo extrato de pagamento do benefício ou conta de energia as famílias que estão com as informações desatualizadas. Pelas regras do benefício, a revisão cadastral deve ser feita a cada dois anos.
A atualização é obrigatória no caso de atualização da renda, mudança de endereço, atualização do estado civil, nascimento, adoção ou morte de membro da família do beneficiário. Se o beneficiário ficar mais de quatro anos sem atualizar as informações, o registro pode ser apagado do CadÚnico.
Um dos motivos para a atualização periódica dos dados é que esse procedimento assegura que as informações registradas estejam de acordo com a realidade das famílias. Exigem os dados atualizados os programas sociais, como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica e a ID Jovem.
Os dados podem ser atualizados por meio do aplicado do CadÚnico, o beneficiário do Auxílio Brasil pode consultar a situação cadastral. O App está disponível para os sistemas Android e iOS. Caso os dados estejam corretos, os usuários podem confirmar a atualização pelo próprio aplicativo.
Se for necessário a alteração de alguma informação no cadastro, o beneficiário terá que se dirigir a um posto de atendimento do programa social na sua cidade. Veja lista de documentos que o responsável da Unidade Familiar (RF) deve levar para realizar o procedimento:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil