Imposto de Renda 2022: aprenda em 3 minutos a realizar sua própria declaração

Contribuintes têm até 29 de abril para declarar o Imposto de Renda 2022. Aprenda em 3 minutos a realizar a sua própria declaração; Veja passo a passo

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 15/03/2022, às 17h00

Agência Brasil

O contribuinte precisa ficar atento ao prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022, que segue até o dia 29 de abril. Já os prazos dos lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro. Aprenda em 3 minutos a realizar sua própria declaração. 

Para este ano, quando o imposto de renda completa 100 anos, a Receita Federal anunciou algumas novidades, como é o caso da declaração pré-preenchida para os contribuintes, disponível a partir desta terça-feira (15), além da possibilidade do cidadão pagas as quotas do IRPF via PIX, bem como também receber pelo mesmo sistema de transferência de valores instantâneo. No caso, os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix. 

Saiba quem precisa declarar o imposto de Renda 2022

O contribuinte precisa ficar atento para saber se precisa realizar a declaração do Imposto de Renda 2022. Conheça regras:

Como fazer a declaração do IRPF 2022?

O contribuinte que pretende usar o sistema da Receita Federal para realizar a operação precisa seguir alguns passos. Veja como fazer: 

Por meio do portal ou fazendo o download do programa, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento só é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital. 

Pix usado para pagar as quotas do IRPF 

Mais uma novidade é a possibilidade do cidadão pagar as cotas do Imposto de Renda 2022 via Pix, bem como também receber pelo mesmo sistema de transferência de valores instantâneo. No caso, os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix. 

Saiba como evitar erros

O contribuinte precisa ficar atento para não cometer erro no momento em que for preencher a declaração do Imposto de Renda 2022. A não familiaridade com o sistema da Receita Federal ou a falta de atenção pode gerar prejuízos e acabar em dor de cabeça. Porque ao invés de receber a restituição, o cidadão pode ser obrigado a refazer a declaração, gerando uma multa de até 75% do imposto devido. Veja lista: 

Confira calendário de restituição 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil