Imposto de Renda: termina hoje (10) prazo para quitar cota única no débito

O prazo final para fazer a declaração do imposto de renda 2022 é 31 de maio, mas hoje encerra período para quem quer pagar imposto via débito em conta. Saiba mais

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 10/05/2022, às 18h04

Divulgação

Ainda não fez a declaração do imposto de renda 2022 e quer pagar a primeira parcela ou a cota única via débito em conta? Então, é preciso correr contra o tempo porque o prazo para quitar dessa forma termina hoje, 10 de maio de 2022, às 23h59. Após esta data, só será permitido o pagamento mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Contudo, neste ano, uma das novidades é que o Darf vem impresso com um QR-Code, além do código de barras padrão. Portanto, é possível pagar via Pix ao ler o QR-Code com a câmera do celular logado no aplicativo do banco no qual tem conta. A Receita Federal ressalta que as cotas têm vencimento até o último dia útil de cada mês.

O prazo final para fazer a declaração do imposto de renda 2022 é 31 de maio. Inicialmente, a data limite seria 29 de abril, mas foi prorrogada. Cerca de 34 milhões de pessoas devem informar os ganhos obtidos em 2021 para não cair na malha fina. Precisa declarar quem:

+Nota de R$ 10 de plástico vira item de colecionador e pode render dinheiro extra

Declaração pré-preenchida

O imposto de renda 2022 pode ser feito de forma facilitada via declaração pré-preenhida, opção liberada pela Receita Federal em todas as suas plataformas: no programa IRPF 2022 para computador, no aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares e no sistema e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal).

Caso todas as informações recolhidas pelo Fisco sejam suficientes, basta confirmar os dados e enviar a declaração, sem preencher os campos manualmente. Para usufruir dessa modalidade simplificada, porém, é preciso ter conta no portal Gov.br de tipo prata ou ouro. Saiba como elevar o nível da sua conta para prata o ouro aqui.

Restituição do imposto de renda 2022

Quem recolheu mais imposto do que deveria em 2021 terá direito ao reembolso ao invés de pagar mais dinheiro ao Fisco. A restituição será liberada pelo governo federal de acordo com o cronograma abaixo:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil