INSS divulgou o calendário de pagamentos de benefícios para 2024; Cerca de 39 milhões de beneficiários recebem auxílios previdenciários. Veja as datas
Jean Albuquerque Publicado em 14/12/2023, às 19h42
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos de benefícios para 2024. O calendário é dividido em dois grupos: segurados que recebem até um salário mínimo e segurados que recebem acima de um salário mínimo.
Os segurados que recebem até um salário mínimo terão seus benefícios pagos segundo o dígito final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. Os pagamentos começam no dia 25 de janeiro e terminam no dia 7 de fevereiro.
Os segurados que recebem acima de um salário mínimo terão seus benefícios pagos a partir do dia 2 de janeiro. Os pagamentos de janeiro serão feitos no dia 1º de fevereiro.O INSS paga, mensalmente, 39.036.865 de benefícios previdenciários. Desse total, 5.657.745 são benefícios assistenciais, e 33.379.120 previdenciários.
+ Auxílio Gás: nova parcela de R$ 104 é paga a famílias de baixa renda; Veja se você recebe
Os valores do calendário de julho já podem ser consultados. Os canais para checar essas informações são do site ou do aplicativo MEU INSS, disponível para os sistemas (Android e iOS).
Para aqueles que não possuem acesso à internet, podem realizar a consulta ligando para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, de segunda-feira a sábado, das 7h até às 22h, no horário de Brasília.
O INSS foi criado em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n° 99.350, a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
O INSS é uma autarquia vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, responsável por garantir a proteção social dos trabalhadores brasileiros. O INSS é responsável por pagar os seguintes benefícios previdenciários:
O INSS também é responsável pela administração do FGTS, o qual é um fundo de natureza constitucional cujo objetivo é amparar o trabalhador no caso de desemprego involuntário, aposentadoria, doença, acidente de trabalho, entre outras situações.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil