Em comunicado a Apple afirmou que irá deletar de maneira permanence um álbum de fotos dos dispositivos iPhone ou iPad; Saiba todos os detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 04/07/2023, às 14h59
Se você é um daqueles brasileiros que ama os produtos da Apple precisa ficar atento. A empresa de tecnologia irá apagar de maneira permanente um álbum de fotos dos dispositivos iPhone ou iPad.
Estamos falando das imagens armazenadas no recurso "Meu Compartilhamento de Fotos" (conhecido em inglês como "My Photo Stream"), que realiza automaticamente o backup das suas fotos na nuvem e as mantém por um período de 30 dias.
Sempre que você capturar uma foto com o seu iPhone ou iPad, ela é armazenada no dispositivo, mas também é automaticamente salva no "Meu Compartilhamento de Fotos".
Criado e introduzido por Steve Jobs, esse recurso permitia o armazenamento gratuito de fotos e existe há mais de uma década, fornecendo uma opção aos planos pagos do iCloud. Ele conseguia salvar até mil fotos.
+ ÚLTIMOS DIAS para comprar carros com descontos do Governo Federal. Veja os mais vendidos
Atualmente, o iCloud oferece um espaço gratuito de 5GB para armazenar fotos, o que é suficiente para aproximadamente 3.500 imagens, sem prazo de expiração. No entanto, pelo espaço também ser ocupado por fotos mais antigas, pode não ser suficiente. Quando o espaço gratuito é esgotado, as fotos deixam de ser armazenadas na nuvem, e o usuário precisa pagar pelo iCloud+.
Essa era a vantagem do recurso "Meu Compartilhamento de Fotos": ele permitia que as fotos mais recentes fossem guardadas, mesmo quando o usuário não tinha espaço disponível no iCloud. Dessa forma, os proprietários de dispositivos Apple tinham um mês para encontrar outra maneira de fazer o backup de suas imagens ou liberar espaço no iCloud para armazenar as fotos desejadas.
A empresa decidiu encerrar o serviço e o anúncio foi feito na última segunda-feira (26). Com isso, as fotos não estão mais sendo armazenadas automaticamente no álbum.
A Apple informou que as imagens existentes serão excluídas em 26 de julho. A boa notícia é que ainda há tempo para salvá-las em outro local, e abaixo explicaremos a maneira mais simples de fazer isso.
Como já havia sido divulgado pela Apple, o encerramento do álbum "Meu Compartilhamento de Fotos" não implica na perda das suas imagens: elas continuarão armazenadas no seu dispositivo. No entanto, sem estarem na nuvem, elas não podem ser acessadas por outros dispositivos e se tornam mais vulneráveis, podendo ser perdidas caso o aparelho seja danificado ou extraviado.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil