IPVA 2022: confira calendário de vencimento da 3º parcela que tem início nesta segunda (11)

Os motoristas do Estado de São Paulo precisam ficar atentos ao calendário de vencimento da 3º parcela do IPVA 2022, que tem início hoje; saiba mais

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/04/2022, às 15h05

Divulgação

Os motoristas do Estado de São Paulo precisam ficar atentos ao calendário de vencimento da 3º parcela do IPVA 2022, que tem início nesta segunda-feira (11). Os proprietários de veículos com placa final 1 têm prazo para regularizar a sua situação com os órgãos de controle até hoje. 

O calendário do IPVA 2022 segue o final de placa dos veículos e termina no dia 26 de abril, e será considerado apenas os dias úteis. O contribuinte pode consultar o valor do imposto a ser pago em toda a rede bancária ou no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo. 

IPVA 2022: confira calendário da 3º parcela 

O calendário de vencimento do IPVA 2022 é diferente para as categorias. No caso dos caminhões e caminhões-tratores, o vencimento é em cota única com desconto de 5%, em 20 de abril, para todos os finais de placas. Veja os demais veículos:

Saiba como efetuar o pagamento

O motorista precisa apenas informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM) nos canais das redes bancárias para realizar o pagamento do tributo. O contribuinte também pode fazer uso do internet banking, débito agendado, aplicativos bancários ou nos terminais de autoatendimento. Além das casas lotéricas. 

Aqueles que deixarem de recolher o imposto recebem multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Ao ultrapassar 60 dias, a multa pode ser fixada em 20% do valor do imposto, inscrição do débito na Dívida Ativa, inclusão do nome do proprietário do veículo no Cadin Estadual, perder o direito do licenciamento; sendo impedido de circular em vias públicas e multa de quase R$ 300, a inclusão de sete pontos na CNH e recolhimento do veículo ao pátio do Detran SP.

Para os cidadãos que pretendem antecipar o licenciamento anual, eles deverão quitar todos os débitos que incidem sobre o veículo, desde o IPVA, a taxa de licenciamento e as multas de trânsito, se houver.

Notícia útil para o seu estado. Você também pode conferir outras notícias de São Paulo/SP aqui

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil