Lula mostrou maior intenção de voto sobre Bolsonaro em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Bolsonaro segue forte no DIstrito Federal. Veja detalhes da pesquisa do Ipec por estado
Pedro Miranda Publicado em 27/09/2022, às 21h22
Nesta terça-feira (27), o IPEC divulgou números estaduais que indicam o aumento da vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro nos três principais colégios eleitorais do país. O petista mostrou maior intenção de voto sobre Bolsonaro em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, o atual chefe do Executivo aumentou mais no Distrito Federal e em Pernambuco, que ainda assim, está muito atrás de seu principal rival.
Os resultados mostraram que Lula subiu de 46% para 49%, o que está acima da margem de erro de mais ou menos dois pontos percentuais. No entanto, o índice de aprovação de Jair Bolsonaro permaneceu o mesmo em 31%, o mesmo resultado da pesquisa divulgada uma semana antes. Apesar disso, foi revelado que Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke ficaram praticamente empatados com 4%, 5% e 1% de aprovação respectivamente.
Bolsonaro não teve nenhuma movimentação em São Paulo ou Rio de Janeiro; ele marcou 33% e 36% nas duas cidades, respectivamente. Nos dois casos, o apoio a Lula aumentou 1%, chegando a 44% entre os eleitores paulistas e 41% entre os eleitores cariocas. Em São Paulo, Tebet está agora numericamente à frente de Ciro com 6% e pedetista com 5%. Ambos somam os mesmos 5% no Rio.
+++ Leilão de carros novos: como fazer uma boa compra, evitar fraudes e prejuízos
Bolsonaro tem uma vantagem significativa sobre o PT no Distrito Federal. Em uma semana, sua vantagem aumentou de cinco para 14 pontos percentuais. O atual presidente subiu de 39% para 46%, enquanto Lula oscilou abaixo da margem de erro. Ele inicialmente tinha 34% de apoio, mas depois caiu para 32%. Ciro variou entre 9% e 7%, e Tebet permaneceu em 6%. Tanto Soraya quanto Tebet estão tecnicamente empatadas com 2%.
Lula tem uma vantagem confortável em Pernambuco; este é o único estado em que a margem de erro foi de três pontos percentuais. O índice de aprovação de Lula é de 64%, mais que o índice de aprovação de seu principal oponente em mais do triplo. No entanto, Bolsonaro melhorou um pouco sua situação dele com um aumento de 22% para 23% na atual pesquisa.
Na segunda-feira, o Ipec divulgou números gerais sobre a corrida presidencial. O PT subiu um ponto para 48%, enquanto Bolsonaro permaneceu em 31%. Considerando apenas votos válidos sem os indecisos, nulas e em branco, Lula obteve 52%, enquanto Bolsonaro obteve 34%. Isso significa que Lula mantém grandes chances de vencer o primeiro turno da disputa.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil