Apoiadores do ex-presidente Bolsonaro começaram a criar teorias da conspiração sobre o modelo usado por Lula no domingo (1º). A entrega da faixa presidencial é apenas um ato simbólico
Pedro Miranda Publicado em 02/01/2023, às 19h14 - Atualizado às 19h21
Desde as primeiras imagens mostradas da faixa presidencial na posse do presidente Lula (PT), apoiadores do ex-presidente Bolsonaro começaram a criar teorias da conspiração sobre o modelo usado por Lula, que na perspectiva deles, seria falso. A questão é que existem dois tipos de faixas presidenciais, e todas são verdadeiras. Inclusive, o Palácio do Planalto guarda as duas versões do indumento.
A faixa recebida por Lula na posse neste domingo (1º) é a versão mais antiga, inclusive a mesma que foi utilizada por Dilma Rousseff (PT) em 2015. A que o ex-presidente Bolsonaro recebeu na posse dele em 2019, é a faixa presidencial mais recente, feita a pedido de Lula no primeiro mandato dele em 2003.
O modelo usado por Lula ontem, assim como por Dilma em 2015, é a versão de 1991, estreada por Collor de Melo. Essa mesma faixa usada pelo petista para o terceiro mandato dele também foi vista pela última vez com Michel Temer, em 2017.
+++ Demissão em massa: Lula exonera 1.024 servidores comissionados e terceirizados de Bolsonaro
De acordo com a equipe do presidente Lula, o chefe do executivo escolheu usar a faixa mais velha porque foi a mesma que ele usou quando assumiu o primeiro mandato, em 2003. A versão mais nova, utilizada por Bolsonaro foi comprada por Lula em 2008 e também foi usada na posse do primeiro mandato de Dilma.
No segundo mandato de Dilma, a faixa não foi encontrada a tempo, e ela precisou usar a versão mais antiga. A faixa presidencial foi introduzida em 1910 pelo então presidente Hermes da Fonseca, que foi o primeiro a passar a faixa ao seu sucessor.
Embora este seja o momento que todos esperam durante a posse e seja uma característica do novo mandato, a entrega da faixa é apenas um ato simbólico, pois a diplomação de Lula foi garantida pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil