Ação do Magazine Luiza gera repercussão e recebe críticas de usuários. O objetivo é beneficiar clientes das cerca de 1.500 lojas físicas da empresa no país
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 18/07/2022, às 20h09
O Magazine Luiza anunciou que vai oferecer crédito pré-aprovado para mais de 10 milhões de clientes. Depois da divulgação da iniciativa, a cotação das ações da empresa subiu cerca de 4% por volta das 13h desta segunda-feira (18). A campanha é voltada para clientes corporativos que atendem aos critérios de crédito estabelecidos pela própria empresa e pela financeira do grupo LuizaCred (uma parceria com o Itaú).
Com isso, cerca de 5 milhões de clientes com perfil receberam comunicações direcionadas, incluindo um vídeo estrelado pela presidente do conselho do Magalu, Luiza Helena Trajano. No entanto, embora Luiza não tenha publicado oficialmente o vídeo, ele chegou às redes sociais na segunda-feira, juntamente com críticas ao suposto desespero da empresária com as baixas vendas.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, a estratégia é ousada, verdadeira e com "a cara do Magalu". Ele lembra que a empresa tem buscado usar mais a figura de Luiza Trajano, “que é cheia de verdade e com baixíssima rejeição como ferramenta de vendas".
Embora o vídeo tenha sido fortemente criticado, Eduardo acredita que os investidores, provavelmente, não associaram o conteúdo do vídeo a uma atitude de desespero. “É um momento em que o varejo todo está precisando de estratégias criativas e isso está gerando repercussão", afirma Terra.
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No vídeo, Luiza fala sobre crédito pré-aprovado para clientes e convida o público para a loja. "Vai ser no carnê. Lembra aquele 'carnêzinho gostoso'? Em prestações que você pode pagar e a gente ainda vai dar um descontinho nos juros. A gente aguarda vocês. Vá o mais rápido possível a uma de nossas lojas, por favor", diz a presidente do conselho da companhia no material enviado aos clientes e compartilhado nas redes sociais.
O CEO do Magalu, Frederico Trajano, disse que “num momento como o atual, a tendência é que as empresas cortem suas linhas. Mas nós sabemos, por meio de nosso sistema de dados e análise, que há mais de 10 milhões de clientes na nossa base que têm todas as condições de honrar seus compromissos. Queremos que essas pessoas saibam que podem contar com o Magalu em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis."
A Magazine Luiza não comentou as críticas dos internautas à empresa, que também envolviam as ligações de Luiza com o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a companhia, a campanha da Magalu beneficia os clientes das cerca de 1.500 lojas físicas da empresa, que estão espalhadas pelo Brasil.
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