MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sem provas, Bolsonaro volta a atacar sistema eleitoral do Brasil; veja o que ele disse

Desde 1996, a Polícia Federal nunca encontrou indícios de fraudes nas eleições do Brasil. Bolsonaro citou teorias conspiratórias e ainda atacou o TSE e STF

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro cita documentos investigativos abertos pela PF
Esta não é a primeira vez que Bolsonaro cita documentos investigativos abertos pela PF - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/07/2022, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais uma vez, mesmo sem provas, o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o sistema eleitoral do país. O chefe da República repetiu discurso amplamente defendido por ele e pela ala militar, que têm afirmado que o voto por meio de urnas eletrônicas é passível de fraudes. A declaração foi feita na reunião de embaixadores estrangeiros realizada nesta segunda-feira (18), no Palácio da Alvorada.

Ainda no encontro, Bolsonaro citou vídeos e versões fora de contexto que já foram desmentidas pela Justiça Eleitoral. Por meio de apresentação de slides, ele disse que é acusado de querer dar um golpe de estado, mas está questionando o sistema eleitoral antes mesmo do pleito ser realizado porque ainda há tempo de checar as suspeitas levantadas.

“Nós preservamos a nossa democracia. Até o momento uma só palavra minha houve fora do que chamo de quatro linhas da nossa Constituição, respeitamos as leis”. Segundo Bolsonaro, hackers permaneceram no computador do TSE por oito meses e obtiveram a senha do ministro da Justiça. "Eu sou presidente da República e fico envergonhado de falar isso aqui".

Esta não é a primeira vez que o presidente cita documentos investigativos abertos pela Polícia Federal. A Justiça Eleitoral já emitiu parecer sobre o caso, comprovando que a investigação não identificou fraude na eleição de 2018, como Bolsonaro voltou a insistir nesta segunda.

+++Inep: resultado da reanálise de diplomas no Revalida é divulgado. Veja como consultar

PF não encontrou, até agora, nenhum indício de fraude no sistema eleitoral do Brasil

Em novo ataque às urnas eletrônicas, Bolsonaro disse que apenas dois países do mundo usam o sistema eleitoral eletrônico, além de lembrar o esfaqueamento que sofreu em 2018. "Repito, o que queremos são eleições limpas, transparentes. Eleito deve realmente refletir a vontade da população".

Desde a introdução do método de votação em 1996, a Polícia Federal não encontrou até o momento, nenhum registro de investigação envolvendo urnas eletrônicas fraudulentas. Na reunião, Bolsonaro ainda "alertou" para o risco de instabilidade no país. "Sei que os senhores querem estabilidade democrática e ela só será conseguida com eleições transparentes".

Bolsonaro que, constantemente, levanta suspeitas de qualquer instituição ou órgão que se oponha a forma dele de governar o país, disse que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal Eleitoral, atuam para espalhar acusações infundadas sobre o desempenho dele como presidente. Ele também disse que Edson Fachin, atual presidente do TSE, e Luís Roberto Barroso vinham promovendo o risco de instabilidade sem provas.

Sem prova alguma, o presidente ainda acusou Fachin de querer eleger o ex-presidente Lula e lembrou que Barroso foi advogado do terrorista Cesare Battisti.

*Com informações do Estadão

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.