Segundo dados do Ministério da Economia, divulgados no início deste mês, o Estado de São Paulo lidera os pedidos deste benefício no país com 281.360 solicitações, em maio
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 22/06/2020, às 09h09 - Atualizado às 09h22
As 14 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo, que foram reabertas em abril para ajudar a população carente a habilitar o seguro-desemprego e requerer o auxílio emergencial do Governo Federal devem atender nesta semana cerca de 5 mil pessoas. O serviço que conta com unidades nas regiões periféricas para evitar grandes deslocamentos pela cidade em decorrência da pandemia pelo coronavírus, só ocorre com agendamento pela central 156 ou pelo portal do serviço, que já atingiu 95.342 pedidos.
"O atendimento foi planejado para ajudar a quem mais precisa destes serviços nesse período de crise provocada pela pandemia. Mas é importante que mesmo com a retomada gradual de alguns serviços na cidade, as pessoas só se desloquem para um dos 14 Cates com o agendamento realizado e se realmente não tiver como resolver em casa pelos portais dos serviços", ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Entre os dias 15 e 19 de junho foram atendidos 5.525 pessoas nos dois serviços disponibilizados nos Cates neste momento. Até quinta-feira (18), foram habilitados 2.406 seguros-desemprego. No acumulado, desde a reabertura dos postos em abril já são mais de 16 mil habilitações de seguro-desemprego realizadas. Segundo dados do Ministério da Economia, divulgados no início deste mês, o Estado de São Paulo lidera os pedidos deste benefício no país com 281.360 solicitações, em maio.
Para o seguro-desemprego, o trabalhador tem até 120 dias para requerer o benefício sendo possível realizá-lo pelo portal www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego ou pela carteira digital.
Já o auxílio emergencial do governo federal já teve 7.748 atendimentos com 44,2% dos requerimentos realizados pelas equipes do Cate sendo liberados ou em análise pela Caixa Econômica Federal. Os demais pedidos foram recusados por não atender ao perfil exigido para receber o benefício ou o solicitante já havia requerido e foi orientado a buscar suporte nos serviços de atendimento do governo federal.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.