Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) irregular compromete o recebimento de benefícios sociais do governo federal, aposentadorias e outros impedimentos
Jean Albuquerque Publicado em 08/02/2023, às 13h45
Manter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em situação regular pode facilitar a vida de quem recebe benefícios sociais. Já que o documento é individual e intransferível, sendo atribuído a todo brasileiro natural ou naturalizado pela Receita Federal, a instituição responsável por regularizar o CPF.
O CPF irregular pode complicar a vida de quem recebe benefícios sociais, a irregularidade no documento pode impedir o cidadão de abrir ou movimentar contas bancárias — corrente, poupança ou digital. A seguir, veja outros impedimentos:
+ Auxílio de R$ 710 liberado em fevereiro? Veja as datas e quem recebe
O usuário pode realizar uma consulta no site da Receita Federal para saber a situação do seu CPF. Neste caso, se o resultado não foi situação regular, é porque o contribuinte possui alguma pendência com o governo federal.
Os resultados também podem apresentar regular, suspenso, cancelado, nulo ou pendente de regularização. Veja abaixo, segundo o levantamento do Serasa:
Caso você tenha feito a consulta e o CPF esteja suspenso, é necessário agir rápido para resolver essa pendência e voltar a receber os benefícios do Governo Federal. Essa solicitação pode ser feita online ou presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O Serasa dá dicas de como regularizar o seu CPF, veja abaixo:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil