Medida visa garantir a transparência e a equidade no processo de seleção do Sisu 2024. MEC está trabalhando em conjunto com as universidades federais para resolver as questões
Pedro Miranda Publicado em 21/02/2024, às 19h16
esta quarta-feira, 21 de fevereiro, a Secretaria de Ensino Superior (SESU) e a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES) do Ministério da Educação (MEC) anunciaram a suspensão da convocação da Lista de Espera e a publicação do relatório gerencial do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para a única edição de 2024.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
A decisão foi tomada devido à identificação de inconsistências no sistema de cotas, ampla concorrência e ações afirmativas nas universidades públicas federais.
Embora a suspensão afete as instituições federais, as listas de espera das universidades estaduais permanecem mantidas, seguindo o calendário estabelecido por cada instituição de ensino superior (IES).
Em resposta, diversas universidades públicas, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), já estão divulgando notas oficiais em seus canais de comunicação, esclarecendo a situação aos estudantes e à comunidade acadêmica.
A medida visa garantir a transparência e a equidade no processo de seleção, assegurando que eventuais falhas sejam corrigidas antes da continuidade do processo de convocação da Lista de Espera do Sisu 2024.
O MEC afirmou que está trabalhando em conjunto com as universidades federais para resolver as questões identificadas e que novas informações serão divulgadas em breve.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil