O pagamento por aproximação já está disponível no Rio de Janeiro desde 2019, mas São Paulo tem apenas em alguns locais
Victor Meira Publicado em 23/01/2023, às 13h22
Além de utilizar o bilhete de transporte e o tíquete, o Metrô DF (Distrito Federal) apresentou uma novidade para o pagamento da tarifa, que é a possibilidade de usar cartão de crédito ou débito nas bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
O Metrô DF também permite pagar a passagem utilizando smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento. Para fazer isso, basta aproximar os equipamentos nas catracas para liberar o acesso.
Entretanto, o pagamento pelo cartão de crédito ou débito não dá direito à integração. Se a pessoa deseja fazer essa modalidade, é preciso usar o cartão Mobilidade.
+Feriado do Aniversário de São Paulo: saiba o que abre e fecha na cidade
A novidade não é exclusiva do Distrito Federal no Brasil. Os usuários do metrô do Rio de Janeiro já podem pagar com cartões e aproximação desde o ano de 2019. O serviço está disponível nas 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4).
Todas as estações possuem validadores compatíveis com a nova modalidade de pagamento. De acordo com a concessionária, eles já estão devidamente sinalizados. O usuário precisa apenas aproximar o cartão de crédito do equipamento para a tarifa ser cobrada, sem necessidade de digitar senha.
Não há taxas ou valores adicionais nos pagamentos via aproximação: apenas a tarifa vigente é cobrada.
+Mercado financeiro eleva mais uma vez projeção de inflação, mas aumenta estimativa do PIB
A maior cidade do Brasil, São Paulo, ainda não tem essa tecnologia em todas as estações. A alternativa paulista é usar o aplicativo TOP que permite a compra por meio de cartões de débito e crédito ou pix e usar o QR Code nas catracas.
Segundo a SPTrans, a opção de pagamento está disponível somente nos seguintes serviços de ônibus:
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil