“Minha Casa, Minha Vida” vai voltar? Veja orçamento do governo Lula

A volta do “Minha Casa, Minha Vida” foi uma das principais propostas da campanha eleitoral de Lula

Victor Meira   Publicado em 26/12/2022, às 12h40

Divulgação

Durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, o programa “Minha Casa, Minha Vida” foi renomeado para “Casa Verde e Amarela”. Basicamente, o benefício continuou o mesmo, mas com diferenças na faixa de renda mensal. 

Após a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, muitas pessoas estão com dúvidas se o “Minha Casa, Minha Vida” vai voltar, visto que o presidente eleito comentou que os programas sociais irão voltar com os seus nomes originais, como o que vai acontecer com o Auxílio Brasil que voltará a ser Bolsa Família. 

+Quando o Bolsa Família será liberado em 2023? Veja datas para pagamentos

Apesar disso, especialistas alertam que o programa habitacional dificilmente voltará ao patamar de anos anteriores. O avanço do programa não será possível porque não há espaço orçamentário para o “Minha Casa, Minha Vida”.

Além disso, eles citam que o novo programa social deve ser pensado para corrigir os erros do passado e buscar novas soluções, como:

Para o portal UOL, a coordenadora de projetos da construção na FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), Ana Maria Castelo, afirma que não há recursos para reproduzir o “Minha Casa, Minha Vida” no patamar de anos anteriores, com produção de milhões de unidades. 

+Rodízio de carros em SP será suspenso a partir de hoje (26); Veja quando recomeça

Castelo aponta que a falta de recursos para o “Minha Casa, Minha Vida” pode estimular a construção de moradias populares em projetos alternativos para as famílias que estavam na faixa 1 do programa, as famílias com renda familiar de até dois salários mínimos. Com isso, a expectativa é que essa faixa seja retomada durante o governo Lula III.

Com esses projetos, Ronaldo Cury, vice-presidente do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), declarou, para o portal UOL, que a proposta do governo eleito é positiva "se for feita com responsabilidade fiscal".

A volta do “Minha Casa, Minha Vida” foi uma das principais propostas da campanha eleitoral de Lula.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil