Documento acompanha QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone e permite validação eletrônica; saiba mais sobre o novo RG
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 22/07/2022, às 14h50
O novo RG começa a ser emitido nacionalmente a partir da próxima terça-feira (26) no Rio Grande do Sul, as demais unidades da federação que receberão o documento inicialmente são Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná.
O documento vem acompanhado de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone, que irá permitir validação eletrônica, além da possibilidade de saber se RG foi furtado ou extraviado.
A versão que será lançada na semana que vem também irá servir de documento de viagem, porque foi incluído um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Valendo apenas nos postos imigratórios dos países do Mercosul.
+++ Receita libera consulta de pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022
O novo RG tem validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. No caso dos maiores de 60 anos, continuará valendo por tempo indeterminado.
Segundo o Ministério da Economia “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.
As demais unidades da federação poderão emitir o CIN até março de 2023. Até o momento, um único brasileiro pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.
Para os outros estados mencionados no início do texto, o documento ficará disponível para emissão oficialmente no dia 4 de agosto. No entanto, a chegada do novo documento será gradual. A ideia do governo é liberar aos poucos para cada estado. Por isso, uma lista com os estados escolhidos para a emissão já mencionada acima, foi organizada pelo governo federal.
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou em 27 de junho em cerimônia no Palácio do Planalto, os novos modelos de carteira de identidade e passaporte e entregou a nova remessa da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O documento unificado digital possui diversas vantagens, além de duas versões, uma digital e outra física. No caso da digital, ela pode ser obtida pelo aplicativo Gov.Br, mas somente após a emissão da carteira física. Veja vantagens:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil