MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Receita libera consulta de pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal informa que o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022 será feito no dia 29 de julho

Receita libera consulta de pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/07/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal liberou a consulta dos valores do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Além dos contribuintes que entregaram a declaração do IR até o dia 3 de maio, o lote contempla ainda restituições residuais de exercícios anteriores. 

O dinheiro deverá ser depositado nas contas dos contribuintes no dia 29 de julho, conforme indica o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022. A conta corrente é aquela informada durante o preenchimento da declaração. 

Veja o calendário de pagamentos da restituição:

  • 1º lote - Já pago;
  • 2º lote - Já pago;
  • 3º lote - 29 de julho;
  • 4º lote - 31 de agosto;
  • 5º lote - 30 de setembro.

Caso o crédito não seja depositado, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Se essa for a sua situação, você deve agendar o crédito dos valores no portal do BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Terceiro lote será pago para mais de 5,2 milhões de contribuintes

De acordo com a Receita, o crédito bancário será liberado para 5,24 milhões de pessoas, com a liberação de R$ 6,3 bilhões. Mais da metade desse valor será pago a quem têm prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2022

Para fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2022, basta acessar o site da Receita Federal. Nele, clique no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em "Consultar Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).

Além da consulta da restituição, você também consegue verificar eventuais pendências que impedem o pagamento da restituição do imposto, como a inclusão da temida malha fina. Se tiver pelo menos uma ou mais inconsistências na declaração, você pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.