Bento XVI foi o primeiro papa que renunciou ao cargo em 597 anos. Ele atuou como pontífice entre 2005 e 2013
Victor Meira Publicado em 31/12/2022, às 11h09
O papa emérito Bento XVI, Joseph Ratzinger, morreu, neste sábado (31), aos 95 anos no Vaticano. O alemão exerceu o pontificado entre os anos de 2005 a 2013 e foi o primeiro pontífice que renunciou em quase 600 anos. No dia 28 de dezembro, o Vaticano já tinha informado que o estado de saúde de Bento XVI havia piorado por conta da idade avançada.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou a morte do papa emérito em nota. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [horário local], no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz.
+OFICIAL! Governo divulga calendário oficial do Auxílio Brasil; confira as datas de pagamento
O corpo de Bento XVI estará na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira (02) e o funeral será na quinta (05), às 09h30, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.
Joseph Ratzinger, nasceu em Marktl am Inn, no estado da Baviera, na Alemanha, em 16 de abril de 1927. De 1946 a 1951 estudou filosofia e teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga e na Universidade de Munique, ambas na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 1951, nomeado cardeal em 1977, e prefeito da Congregação Para a Doutrina da Fé em 1981.
+Sistema Nexus pode integrar transações financeiras mundiais com pagamento instantâneo
Em 19 de abril de 2005, foi eleito papa, em sucessão a João Paulo II, que havia falecido 17 dias antes, em 2 de abril. De acordo com o Vaticano, Ratzinger foi eleito pelos cardeais como o 265º sucessor do apóstolo Pedro, fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.
O papado de Ratzinger durou oito anos. Em 10 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI publicou uma declaração de renúncia ao pontificado. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 597 anos.
“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino”, afirmou.
“O mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”, disse Bento XVI.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil