Pesquisa eleições 2022: Lula lidera, mas Bolsonaro diminui vantagem

Apesar da diminuição da vantagem, o ex-presidente Lula ainda vence todos os candidatos em um eventual segundo turno, conforme indica a última pesquisa eleitoral de 2022

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 16/03/2022, às 10h26

Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (16), o instituto Quaest, a pedido da Genial Investimentos, divulgou os resultados da pesquisa eleitoral 2022, em que o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva (PT) mantém a liderança do pleito, com 44% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%. 

Logo atrás, dividindo a terceira colocação estão o ex-juiz federal Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), com 7%. Em seguida, vem o governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante) registram 2%. Por último, acima de 1%, aparece a senadora Simone Tebet (MDB).

Na comparação com a pesquisa anterior, a vantagem de Lula para Bolsonaro diminuiu quatro pontos. Em fevereiro, o petista tinha 45%, enquanto o atual chefe do Executivo contava com 23%. 

Em outro cenário, com a inclusão do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, Lula cresce e atinge 45% na pesquisa, enquanto Bolsonaro recua, com 25%. Em um eventual terceiro cenário, com menos nomes, os dois principais nomes registram 48% e 28%, respectivamente. 

Cenário I

Cenário II

Cenário III

Pesquisa eleitoral: Segundo turno

A pesquisa eleitoral perguntou para os entrevistados cinco possíveis cenários de confronto de segundo turno:

Cenário I 

Cenário II 

Cenário III 

Cenário IV 

Cenário V 

A pesquisa Quaest/Genial fez 2 mil entrevistas presenciais com eleitores entre 10 e 13 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil