Novo levantamento divulgado pelo IPEC nesta terça-feira (25) para o Governo de São Paulo revela empate técnico entre Tarcísio e Haddad; saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 25/10/2022, às 20h39
A nova pesquisa para o Governo de São Paulo realizada pelo IPEC encomendada pela Globo e divulgada nesta terça-feira (25) mostra que os índices de intenção de voto indicam um empate técnico entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para o segundo turno que está marcado para ocorrer no próximo domingo (30).
Tarcísio se manteve com 46% e Haddad oscilou para 43%. Em relação à decisão do voto, 87% dos eleitores paulistas afirmam que é definitiva, já 13% afirmam que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição. Após o primeiro turno das eleições, este é o segundo levantamento realizado pelo instituto.
+ Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro no 2º turno
No caso da pesquisa espontânea, momento em que são apresentados os nomes dos candidatos, os que não sabem apontar espontaneamente em quem votar passaram de 23% para 21%. Os votos brancos e nulos somam 10%, ante 11% do levantamento anterior.
No caso dos votos totais, na resposta estimulada, quando é apresentado o nome dos candidatos, o candidato do Republicanos tem o mesmo percentual da pesquisa anterior registrada no último dia 11, 46%. Já Haddad tem 43%, ante 41% da pesquisa anterior. Os brancos e nulos somam 7%, dos 9% da pesquisa anterior e não sabe tem os mesmos 4%.
Os votos válidos (quando excluídos os brancos e nulos, sendo o mesmo mecanismo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição), Tarcísio tem 52% e Haddad 48%.
O instituto ouviu 2.000 pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro em 83 municípios paulistas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06977/2022.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil