As plataformas operadas pela estatal atingiram a impressionante marca de 3,98 milhões de barris de óleo. Petrobras colocou em operação quatro novas plataformas no pré-sal
Pedro Miranda Publicado em 16/10/2023, às 22h16
Nesta segunda-feira (16), a Petrobras anunciou que alcançou um marco histórico ao registrar o recorde trimestral de produção de óleo e gás no terceiro trimestre de 2023. As plataformas operadas pela estatal atingiram a impressionante marca de 3,98 milhões de barris de óleo equivalente (boe), um aumento de 7,8% em relação ao segundo trimestre.
A medida de óleo equivalente engloba tanto o petróleo quanto o gás natural, permitindo que sejam somados em uma única métrica. Além de celebrar o melhor resultado trimestral da história da Petrobras, a empresa também alcançou um recorde mensal de produção operada em setembro, com um total de 4,1 milhões de boe, um aumento de 6,8% em relação a agosto.
No mesmo mês, a produção operada apenas no pré-sal atingiu a marca de 3,43 milhões de barris, também estabelecendo um novo recorde. A Petrobras atribui esse notável desempenho ao crescimento da produção de duas plataformas no pré-sal da Bacia de Santos: a Almirante Barroso, operando no campo de Búzios, e a P-71, no campo de Itapu.
+++ Inflação entra na meta em 2023 e surpreende analistas. Veja setores em queda
Além disso, as unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, localizadas nos campos de Marlim e Voador, na Bacia de Campos, também contribuíram para esse feito extraordinário.
Desde dezembro do ano passado, a Petrobras colocou em operação quatro novas plataformas no pré-sal, com mais uma prevista para começar a produzir até o final deste ano. Com a entrada em operação do FPSO Sepetiba no campo de Mero, a empresa ampliará sua capacidade de produção em 630 mil barris por dia.
A Petrobras anunciou que revisará sua projeção de produção de óleo e gás, que será divulgada em 9 de novembro, em conjunto com os resultados do terceiro trimestre.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil