PM do Rio passa a usar câmeras nos uniformes em maio; saiba mais

Os equipamentos serão utilizados por agentes de dez batalhões da PM do Rio, todos na capital. Cerca de 8 mil câmeras devem ser adquiridas; confira

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 28/04/2022, às 16h24

Agência Brasil

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro vai começar a trabalhar com câmeras instaladas nos uniformes a partir do dia 16 de maio. A instalação obedece a uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do estado, em maio do ano passado. O objetivo é aumentar o controle sobre as atividades da PM do Rio e proporcionar maior segurança jurídica na abordagem.

Inicialmente, os equipamentos serão utilizados por agentes de dez batalhões, todos na capital. Mas até o final de maio, a tecnologia também será implantada em quatro municípios da região serrana. Somente nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 318 mortes em ações de agentes de segurança pública no estado, e em muitos casos as famílias das vítimas alegaram que a agressão foi injustificada.

A polícia do estado de São Paulo já está usando a nova tecnologia, onde a letalidade policial caiu 85%, considerando os números dos 18 batalhões participantes. No Rio, as câmeras foram testadas no Réveillon.

+++Botão do pânico da Uber: ferramenta emite informações da corrida à PM; saiba mais

PM do Rio deve adquirir oito mil câmeras

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, as 8 mil câmeras adquiridas devem entrar em operação em todas as unidades convencionais de combate do Rio de Janeiro até o final do primeiro semestre deste ano. O Bope, o Batalhão de Operações Especiais, e o Batalhão de Choque receberão câmeras posteriormente.

Segundo o Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o processo de implantação segue as normas técnicas estabelecidas com a empresa contratante. Ele acrescentou que o sistema requer instalações adequadas para armazenar equipamentos, carregar baterias e armazenar imagens. Além disso, todos os agentes precisam ser treinados para usá-lo.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil