Presidente eleito Lula (PT) toma posse do seu terceiro mandato no dia 1° de janeiro de 2023, em Brasília; Veja programação e saiba onde assistir
Jean Albuquerque Publicado em 26/12/2022, às 20h13
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse do seu terceiro mandato no dia 1° de janeiro de 2023, em Brasília. A futura primeira-dama Janja Silva, que é responsável pela cerimônia, estima que cerca de 300 mil pessoas possam comparecer ao evento.
A cerimônia tem previsão para começar por volta das 14h30 com Lula desfilando em carro aberto. O tradicional Rolls Royce utilizado nas posses presidenciais foi danificado e não será usado pelo futuro presidente petista, que fará pronunciamento previsto para começar às 15h.
Logo após, às 17h, acontecerá a passagem da faixa presidencial e a recepção de chefes de Estado. No entanto, Jair Bolsonaro (PL) está com viagem marcada e estará nos Estados Unidos, no dia do evento. Aliados tentam convencer o atual presidente a participar do momento, mas até o momento ele não se pronunciou sobre o assunto.
Às 18h30 Lula irá receber as delegações estrangeiras e, no final da cerimônia oficial, dará início ao Festival Futuro que reúne diversos artistas brasileiros. O esquema de segurança deve ser reforçado após o bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, plantar bomba no último sábado (24) no Aeroporto Internacional de Brasília.
+ As novidades de 2022 que NUNCA antes foram vistas no mundo
Tradicionalmente, quando sempre acontece na posse de presidentes do Brasil, a TV Globo irá adaptar sua grade de programação para transmitir o evento de posse do presidente Lula. No dia do evento, o Jornal Nacional será apresentado por William Bonner em Brasília (DF).
No canal fechado de jornalismo da emissora, a GloboNews fará entradas ao vivo durante a cobertura do evento. O evento também poderá ser acompanhado online gratuitamente pela plataforma de streaming Globoplay, que retransmite o sinal da emissora.
Já a Band irá acompanhar a cerimônia das 13h às 18h, estão escalados os apresentadores Eduardo Oinegue e José Luiz Datena. Às 22:30 horas, a emissora exibirá uma edição especial do “Canal Livre” para repercussão da posse de Lula.
A CNN Brasil fará uma cobertura especial contendo mais de 13 horas de conteúdo ao vivo, a partir das 8 horas, deste domingo, 1º de janeiro. Sobre a transmissão, o SBT ainda não definiu o tempo, mas a programação terá o comando do jornalista Marcelo Torres. A Record TV fará flashes do evento durante a sua programação.
Realizado na Esplanada dos Ministérios para comemorar a posse de Lula, o Festival Futuro terá mais de 20 artistas em dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem aos artistas que morreram em 2022. Veja lista:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil