Inscrições para o Enem encerraram na última sexta-feira (14), com exceção dos inscritos no Rio Grande do Sul, estado que teve seu prazo prorrogado devido à calamidade pública
Pedro Miranda Publicado em 19/06/2024, às 11h34
A taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2024 deve ser paga até esta quarta-feira (19). O valor de R$ 85 pode ser quitado por diferentes métodos a partir da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível na Página do Participante, acessível pelo portal Gov.br. Caso o participante tenha esquecido a senha, ela pode ser recuperada no mesmo site.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, informa que o pagamento da taxa pode ser feito via Pix, utilizando o QR Code presente no boleto, cartão de crédito ou pelo tradicional pagamento em boleto, que pode ser debitado diretamente de conta corrente ou poupança. A inscrição no exame só será validada após a confirmação do pagamento.
As inscrições para o Enem encerraram na última sexta-feira (14), com exceção dos inscritos no Rio Grande do Sul, estado que teve seu prazo prorrogado devido à calamidade pública decretada após as intensas chuvas que causaram a morte de 176 pessoas e significativos danos na região.
Até 14 de junho, o Inep registrou mais de 5,05 milhões de inscrições para o Enem 2024. Desses, 2.323.942 candidatos precisam pagar a taxa até o prazo final de hoje. Os demais, cerca de 2,73 milhões, foram isentos da taxa de inscrição após terem suas solicitações aprovadas pelo Inep. Os critérios para isenção incluem ser estudante do 3º ano do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, conforme descrito no edital deste ano.
As provas do Enem 2024, que incluem questões objetivas e uma redação, ocorrerão nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e a redação, além da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. A duração será de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, os candidatos farão as provas de ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas.
Desde sua criação em 1998, o Enem é uma avaliação crucial para estudantes que concluem o ensino médio no Brasil. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, permitindo acesso a universidades públicas e privadas, faculdades e institutos federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para mais detalhes, os interessados podem consultar o edital do Enem 2024.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil