Programa Jovem Senador abre as inscrições para estudantes de escolas públicas

No programa Jovem Senador, os estudantes ficam uma semana em Brasília, em que eles convivem e vivenciam o cotidiano no Senado e o trabalho dos parlamentares

Victor Meira   Publicado em 11/02/2023, às 20h52

Agência Senado

Encontram- se abertas as inscrições para a edição 2023 do Programa Jovem Senador. Ele é destinado para estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. Ao todo, o programa escolhe 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado o trabalho dos parlamentares.

Para se candidatar a uma vaga, os estudantes precisam passar por duas fases de um processo seletivo, sendo a primeira a nível estadual e a segunda conduzida pelo Senado. Estas etapas ocorrerão em 31 de maio e 12 de junho, respectivamente, neste ano.

+Pagamento do Bolsa Família começa na próxima segunda (13); confira o calendário

Como é o processo seletivo para o Programa Jovem Senador?

O processo seletivo é feito por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. Para participar, o candidato deve ter os seguintes requisitos: 

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.

+Gigante da Auditoria oferece formação profissional gratuita a pessoas de todas as idades

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. 

A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.  

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil