Real Digital: unidades da moeda virtual podem ser criadas nesta quinta (20); veja

Banco Central deve lançar as primeiras unidades do Real Digital nesta quinta-feira (20), diz jornal; Confira todos os detalhes sobre a moeda virtual

Jean Albuquerque   Publicado em 17/10/2022, às 14h44

Divulgação - Real Digital

As primeiras unidades do Real Digital podem ser criadas nesta quinta-feira (20). A moeda virtual foi anunciada ainda em 2021, e pode estrear nesta semana de modo experimental. A informação foi dada à Folha de S. Paulo por um integrante do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), do programa de inovações do Banco Central do Brasil e Fenasbac. 

Assim que foi apresentada a moeda, o BC já realizou eventos com o público e stakeholders para que fosse possível desenvolver os usos da moeda virtual brasileira. Fruto desses encontros, o LIFT é uma das ações que foram criadas e possui a participação do Itaú, Santander, Vida, Mercado Bitcoin e Febraban.  

+ Auxílio Brasil, Vale Gás e R$1.212 do PIS. Veja agenda de pagamentos na semana

O que é o Real Digital?

A moeda digital brasileira, o Real Digital, trata-se de um modelo do Central Bank Digital Currency ou Central Bank Digital Currency (CBDC), que prevê a criação de uma modela eletrônica nacional, sendo emitida pelo próprio Banco Central, que possa ser uma extensão ou alternativa às tradicionais cédulas. 

O Brasil para não ficar de fora de uma tendência, que é a criação de moedas digitais oficiais de outras nações, cria a sua própria moeda digital oficial. O precursor em criar sua própria moeda é a China, mais de 20 milhões de chineses já usaram a moeda criada pelo Banco Popular.  

Afinal, as moedas deixarão de ser produzidas?

O Banco Central já tinha anunciado em 2021 a criação do real digital, que tem como intuito ser uma extensão da moeda física. A moeda será regulamentada pelo BC, diferentemente do que acontece com as criptomoedas. 

A autoridade financeira disse ainda, no evento de lançamento do em maio deste ano, que a moeda será usada em algumas transações, como os contratos inteligentes (smart contracts), pagamentos internacionais e utilização na internet das coisas (IoT).

Ainda segundo o BC, os interessados deverão obter uma carteira virtual de um agente autorizado. Neste caso, um banco ou instituição de pagamento. Trata-se de uma versão inicial que será opcional ao tradicional papel moeda e poderá ser convertida em qualquer outra forma de pagamento disponível hoje, como depósitos bancários tradicionais ou reais físicos.

No dia do lançamento, que está marcado para ocorrer nesta quinta-feira (20), serão divulgados mais detalhes sobre o funcionamento do Real Digital. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil