Rumo a aprovação: conheça todas as etapas dos concursos públicos até receber o primeiro salário!

Veja todas as etapas dos concursos públicos até receber o primeiro salários; confira lista de documentos necessários para posse em cargo público

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 05/06/2022, às 15h02

Canva - Concursos públicos

Muitos cidadãos que participam de concursos públicos desconhecem todas as etapas até o recebimento do primeiro salário. Neste post, vamos explicar por partes, desde o orçamento disponível para a realização do certame, autorização, publicação do edital, aplicação de provas, entre outros. Veja detalhes. 

Antes de tudo, só haverá concurso, caso o governo tenha orçamento disponível para executar os trâmites da seleção e pagar os futuros servidores. O gestor deverá fazer uma previsão orçamentária para a realização do concurso, que pode ser identificada a verba ou não pela Lei Orçamentária Anual. 

Conheça todas as etapas dos concursos públicos até receber o primeiro salário!

O próximo passo é a autorização, os concursos federais precisam da autorização do Ministério da Economia. No caso dos concursos municipais e estaduais, é necessário a solicitação para a Secretaria de Planejamento, da Fazenda ou Economia.

Logo após a autorização, é a vez da escolha da comissão do concurso público, que organizará todas as etapas. A comissão é composta por servidores do órgão, que incluem técnicos, analistas, promotores, procuradores e etc. Escolhida a comissão, o próximo passo é a escolha da banca examinadora. 

Agora, será necessária a produção do edital e, logo depois, a sua publicação no Diário Oficial da União ou dos Estados, a depender, as provas podem acontecer em média 60 ou 90 dias após a publicação. Depois disso, será aberta as inscrições e depois a realização das provas.  

Depois das provas, será divulgado o resultado, momento em que os candidatos terão ciência de suas notas, classificação e aprovação. Caso não haja concordância, o candidato pode entrar com recurso.  

Logo após a avaliação dos recursos, a banca examinadora irá divulgar o resultado final do concurso, com a lista dos aprovados. Mesmo com a homologação, não há a garantia do candidato ser chamado imediatamente, a partir deste procedimento, que a validade do concurso entra em vigor, tendo dois anos, que pode ser prorrogado pelo mesmo período. Após a aprovação, vem a posse. 

Confira lista de documentos necessários para posse em cargo público

Antes da tão sonhada posse após a aprovação em concursos públicos, o cidadão precisa ficar atento aos requisitos impostos pela administração pública. Conferir o edital e começar a organizar os documentos é uma boa saída. Após a posse, o trabalhador começa a desempenhas as suas atividades no órgão, e é só aguardar o primeiro salário. 

A Subsecretaria de Assuntos Administrativos Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do governo federal, elencou os documentos para posse em Cargo Público Efetivo; confira:

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