Saiba como pedir a devolução da taxa do processo seletivo do IBGE para o Censo 2021

Por conta da pandemia da Covid-19, o processo seletivo do IBGE para a realização do Censo foi cancelado nos anos de 2020 e 2021. Porém, o órgão ainda aceita pedido de reembolso da taxa de inscrição

Mylena Lira   Publicado em 23/09/2022, às 16h51

Divulgação

Por conta da pandemia da Covid-19, o processo seletivo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a realização do Censo em 2021 foi cancelado em outubro do ano passado. Porém, o órgão ainda aceita pedido de devolução da taxa de inscrição paga à epoca.

Isso porque a candidatura não foi reaproveitada para o concurso IBGE promovido neste ano para a contratação de mais de 206 mil recenseadores, agentes censitários e supervisores. O Censo 2022 começou no dia 1º de agosto e seguirá até 31 de outubro.

Nesse período, mais de 89 milhões de residências serão visitadas em todo o Brasil. De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento são indispensáveis para a elaboração de políticas públicas, pois o Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em toda as cidades.

+Auxílio Brasil será antecipado para parte dos beneficiários neste sábado (24)

Processo Seletivo do IBGE: como pedir reembolso?

O pedido de devolução da taxa deve ser feito pelo candidato no Portal do IBGE, que garante a restituição em até 40 dias após o requerimento. A orientação vale para ressarcimento do PSS do Censo 2020 e do Censo 2021, ambos cancelados diante do avanço do coronavírus na época.

Mais de 580 mil pessoas se inscreveram para a seleção simplificada desses anos, mas muitos ainda não foram atrás do dinheiro gasto. Por isso, o IBGE segue enviando e-mail aos candidatos inscritos nos processos seletivos cancelados para oportunizar o reembolso, conforme imagem abaixo:

O passo a passo para receber o dinheiro de volta é bem simples:

A quantia, que varia de R$ 23,61 a R$ 39,49, será depositada em conta corrente registrada no nome e no CPF do candidato. Não será feito depósito em conta poupança, conta salário, conta conjunta ou contas de terceiros. Vale ressaltar que o CPF deve estar em situação regular junto à Receita Federal.

Quem não tem conta corrente poderá sacar o valor da taxa de inscrição no Banco do Brasil, desde que requeira uma ordem bancária de pagamento no site do IBGE. Feito isso, é só comparecer na agência do BB para resgatar o dinheiro.

Em caso de dúvidas sobre o ressarcimento, o interessado pode contatar a Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181 ou e-mail ibge@ibge.gov.br. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

+Nova lei garante igualdade salarial para homens e mulheres na mesma função

Censo 2022: sou obrigado a responder?

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Quem quer responder, mas não se sente confortável em abrir as portas da casa para o entrevistador entrar, tem a opção de preencher o questionário de forma online, pela internet, ou via ligação telefônica. Nesse último caso, basta agendar com o recenseador um dia para ele ligar.

Ao demonstrar preferência por responder pelo site, o recenseador vai fornecer um e-ticket (espécie de cógido) e você terá até 7 dias para acessar a plataforma. Em todos os casos, o profissional vai precisar bater na sua porta.

Eventuais dúvidas que surjam durante o preenchimento online podem ser sanada por meio da central telefônica exclusiva disponibilizada pelo IBGE: o Centro de Apoio ao Censo (CAC) pode ser acionado pelo 0800 721 8181.

Além de auxiliar quem quer responder sozinho, os agentes do CAC poderão preencher o questionário em entrevista, mediante aprovação do morador. O atendimento é feito diariamente, das 8h às 21h30.

Depois que o recenseador encerrar a coleta no setor censitário, o supervisor retornará nos domicílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação, contendo um e-ticket válido por dez dias para o preenchimento pela internet. Será a última tentativa e, se não houver resposta, o domicílio será tratado estatisticamente.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil