Agora chamado de auxílio por incapacidade temporária, o auxílio doença ele é pago a quem está impossibilitado momentaneamente de trabalhar em decorrência de doença ou acidente de trabalho
Mylena Lira Publicado em 03/10/2023, às 18h59
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma importante mudança em seu processo de concessão de auxílio doença que beneficiará milhares de trabalhadores formais em todo o país. É possível solicitar o benefício de forma online, sem a necessidade de agendar uma perícia presencial com um médico federal, em nova plataforma.
A medida visa agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera, que atualmente conta com mais de 1,1 milhão de trabalhadores aguardando o benefício. A decisão de implementar essa mudança foi tomada pelo Ministério da Previdência Social em resposta ao acúmulo de pedidos de auxílio por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio doença.
A espera por uma perícia médica presencial estava causando demoras significativas na concessão do benefício, prejudicando os segurados que necessitam do auxílio para se recuperar de doenças ou acidentes. A nova regulamentação foi publicada por meio de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) na semana passada.
Agora, os segurados do INSS podem solicitar o auxílio doença enviando toda a documentação necessária, incluindo atestados e laudos médicos com assinatura verificável de profissionais registrados, por meio da plataforma Atestmed, criada especificamente para esse fim.
No caso de acidentes de trabalho, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) também deve ser apresentada juntamente com os documentos médicos. Desde que todos os requisitos estejam de acordo com as regras estabelecidas, o auxílio-doença será concedido "com dispensa de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal quanto à incapacidade laboral", conforme estabelecido pela nova norma.
+Greve no transporte público: empresa pode descontar se trabalhador não conseguiu chegar?
Agora chamado de auxílio por incapacidade temporária, ele é devido aos segurados da Previdência Social impossibilitados momentaneamente de trabalhar em decorrência de doença ou acidente. Os requisitos para pleitear esse benefício do INSS são:
O beneficiário receberá, pelo menos, um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.320,00. Porém, caso receba remuneração superior ao mínimo, o benefício por incapacidade temporária corresponderá a 91% do salário, que não poderá ultrapassar a média aritmética dos últimos doze salários de contribuição.
O pedido pode ser iniciado de forma online, pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS de mesmo nome. O passo a passo é:
+El Niño impacta a previsão do tempo; Veja os efeitos em cada região do país
O governo também tem implementado outras estratégias para reduzir a fila do auxílio-doença, como a possibilidade de ligação direta para que os segurados antecipem perícias já agendadas. Além disso, está sendo oferecido o pagamento de bônus por produtividade aos peritos e outros servidores do INSS como incentivo para agilizar o processo de análise dos pedidos.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil