JC Concursos

Segunda etapa do Revalida 2024/1: Período de inscrições inicia amanhã

As inscrições para o Revalida 2024/1 inicia nesta sexta-feira (7) para médicos que querem solicitar revalidação do diploma de educação Superior

Jean Albuquerque   Publicado em 06/06/2024, às 19h40

Profissional da medicina
JC Concursos Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1 começam nesta sexta-feira (7). O prazo para se inscrever vai até a próxima terça-feira, 11 de junho. 

De acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de habilidades clínicas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de julho, conforme previsto.

O Revalida é essencial para médicos formados no exterior, sejam estrangeiros ou brasileiros, que desejam exercer a medicina no Brasil. O exame é dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática. A avaliação abrange as cinco principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Para avançar à segunda etapa, é necessário ser aprovado na primeira, que inclui provas objetiva e discursiva. Na fase prática, os candidatos enfrentarão um exame de habilidades clínicas composto por 10 estações, cada uma focada em tarefas específicas das cinco grandes áreas da medicina.

"O participante percorrerá cinco estações no primeiro dia e outras cinco no segundo dia de prova. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, baseando-se nos conteúdos, habilidades e competências das cinco principais áreas da formação médica, além dos itens descritos na Matriz de Referência do Revalida. Cada estação será avaliada com notas de zero a dez, totalizando uma pontuação máxima de 100 pontos," informou o Inep.

+   Últimos dias para o prazo final das inscrições do Enem 2024

Para ser aprovado na segunda etapa, o candidato precisa atingir, no mínimo, 64,277 pontos de um total de 100. A nota de corte foi divulgada no Diário Oficial da União em 29 de maio.

Os resultados do Revalida são fundamentais para o processo de revalidação dos diplomas de medicina no Brasil. O exame é baseado nos atendimentos em contextos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária, seguindo a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, além das normativas e legislação profissional.

As cidades onde o exame será aplicado e a quantidade de vagas disponíveis em cada local serão informadas no Sistema Revalida durante o período de inscrições.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Governo federal Inep Inscrições Revalida 2024
Sociedade Brasil