O 5G foi implantado nesta quarta-feira (6) em Brasília, o plano da Anatel é fazer com que a tecnologia possa chegar a outras capitais até setembro; veja
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 06/07/2022, às 15h42
A ativação do 5G no Brasil, a internet móvel de quinta geração, foi liberada em Brasília nesta quarta-feira (6), o que faz com que a cidade seja a primeira a receber a nova tecnologia. Veja aparelhos compatíveis.
A segunda etapa, o 5G deverá chegar a São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. O plano da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) era o de que a tecnologia chegasse a esses locais até 31 de julho, mas o prazo foi estendido para setembro por conta da dificuldade logística por conta ainda da pandemia de covid-19.
A capital do país, Brasília, saiu na frente por ter concluído a instalação de filtros na última sexta-feira (1). Além de que, havia menos antenas a serem adaptadas ao ser comparado às outras capitais. Por conta do registro de interferências entre o sinal de internet e o de TV, ao realizar testes com a ativação parcial e controlada do 5G, foi necessário alguns ajustes técnicos.
Para conseguir acessar a quinta geração da internet móvel, é preciso ter um dos celulares homologados pela Anatel que suportam o 5G. Por enquanto, são 67 modelos compatíveis. Os aparelhos da lista da Anatel variam de preço entre 1.399 reais a 10.600 reais. O sinal de 5G é operado pelas empresas Tim, Claro e Vivo e, por ora, não exigirá um novo plano de telefonia.
+++ PEC dos Benefícios Sociais: Relator recomenda aprovação do texto na Câmara
*Com informações da Veja
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil