JC Concursos

Tem direito a receber os benefícios do INSS? Conheça os novos valores em 2023

Os benefícios do INSS serão corrigidos em 6,70% de acordo com a inflação de 2022, segundo LDO enviada pelo governo federal ao Congresso; saiba mais

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 23/04/2022, às 20h00

Tem direito a receber os benefícios do INSS? Conheça os novos valores em 2023
Agência Brasil

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm os valores dos benefícios corrigidos anualmente para aposentados, pensionistas e outros cedidos pela Previdência Social. O reajuste é necessário para atualizar os auxílios conforme inflação, que é medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (IPCA).
O reajuste contempla quem recebe o auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio reclusão, pensão por morte, aposentadorias, salário-maternidade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já foi enviado pelo governo federal ao Congresso e a previsão é a de que os benefícios do INSS sejam corrigidos em 6,70% de acordo com a inflação de 2022. 

+++ Acessibilidade! Banco do Brasil atende clientes com deficiência auditiva em Libras

Conheça os novos valores do INSS em 2023

Ao considerar a alta da inflação em 6,70% ao longo deste ano, a previsão é de que o novo salário mínimo que hoje é de R$ 1.212 passe a ser de R$ 1.294. Já que o INSS não paga os valores abaixo do piso nacional, todos os segurados poderão receber os novos valores em 2023.

A partir do reajuste do salário mínimo, todos os benefícios são reajustados mediante a inflação observada no ano anterior. Veja TODOS os valores previstos para o ano que vem: 

Afinal, quando os novos valores do INSS começam a valer?

Os novos valores do INSS geralmente são pagos no final do mês de janeiro, quando começa a folha de 2023. No entanto, a inflação do país medida pelo INPC pode aumentar até o fim deste ano. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil