Temperaturas devem cair: aprenda medidas de autoproteção para dias de chuvas fortes

Temperatura pode chegar a 1º grau Celsius e também há previsão de chuvas fortes, ventania e até queda de granizo, segundo o Inmet. Veja como agir para evitar danos em caso de desastres naturais

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 08/08/2022, às 19h12

Divulgação

Agasalhos e guarda-chuva serão itens essenciais nesta semana em diversas cidades brasileiras. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem cair e chegar a 1º grau Celsius. Também há previsão de chuvas fortes, rajada de ventos, trovoadas e até mesmo queda de granizo.

O volume de chuva pode ultrapassar 100 milímetros em Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná. Gaúchos e catarinenses vão permanecer com áreas de geada que podem atingir mínimas entre 1º e 4º graus Celsius. Hoje, também devem ocorrer temporais no Mato Grosso do Sul e o frio alcança, ainda, Rondônia, Mato Grosso e São Paulo.

Amanhã (9), de acordo com o Inmet, o tempo estará muito instável por conta da formação de uma frente fria, que deve provocar temporais em áreas do centro-sul do Brasil. Na quarta (10), a chuva deve chegar para regiões onde a seca supera os 80 dias: Goiás e Distrito Federal, além de alguns pontos do Sudeste. No litoral da Região Sul e de São Paulo, são esperados ventos fortes acima dos 80 quilômetros por hora.

+Quatro grupos recebem Auxílio Brasil de R$ 600,00 nesta semana; Veja quais

Chuvas fortes: medidas de autoproteção

Diversos estados brasileiros foram atingidos por chuvas intensas neste ano, que provocaram deslizamento, inundações e destruíção. Milhares de famílias perderam entes queridos, além de suas casas e pertences. Segundo a Defesa Civil Nacional, no Brasil, os desastres naturais hidrológicos estão entre os mais frequentes e que mais causam danos à população.

Para evitar os impactos catastróficos que podem ser desencadeados por essa situação, o órgão elencou algumas medidas que devem ser adotadas antes, durante e após as chuvas fortes. Confira:

Antes do desastre

Durante o desastre

Após o desastre

+Esqueceu de sacar o FGTS extraordinário de R$ 1.000? Veja como solicitar o dinheiro

As chuvas intensas podem ocasionar, ainda, alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Existem atitudes a serem tomadas em todas essas situações para evitar ou reduzir prejuízos. Para saber o que deve ser feito diante desses eventos, basta clicar no nome de cada um.

Conheça as recomendações federais de autoproteção em caso de deslizamentos.

Saiba como agir antes, durante e depois.

Siga as orientações da Defesa Civil local. 🦺 pic.twitter.com/vUQf0HC59t

— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) July 22, 2022

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil