Equipe de transição do presidente eleito Lula começa a debater a possibilidade de transporte gratuito e isenção da tarifa para as cidades do país; veja
Jean Albuquerque Publicado em 28/11/2022, às 10h40
O transporte gratuito pode se tornar uma realidade em todo o país. A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a debater a possibilidade de isenção da tarifa de cobrança de ônibus para as cidades do país. O tema passou a ter relevância após declarações do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) revelar que está analisando o tema.
A tarifa zero no transporte público já é uma realidade em 51 cidades do país. Caucaia, no Estado do Ceará, consegue ser um ótimo exemplo, localidade na qual teve o número de passageiros quadruplicado após a medida. A partir da sinalização do governo de transição, outros 11 municípios também passaram a debater a gratuidade, o que inclui a capital de SP.
O deputado federal eleito e membro da equipe de transição do governo Lula, Jilmar Jatto (PT), afirmou que o presidente que irá governar o país a partir de 1 de janeiro de 2023, pode apoiar essa ideia. "Joguei o tema para ser debatido no grupo de trabalho das cidades. Meu papel é ajudar a convencê-lo da necessidade do direito de ir e vir. Assim como a população tem acesso à saúde gratuita e universal, acesso à educação, precisa ter acesso ao transporte”.
+ Pesquisa Fiocruz revela stress mental dos estudantes e riscos de depressão
De fato, o governo federal poderia ajudar a levar a proposta adiante, já que um dos principais temas é o vale-transporte. Uma das ideias é que as empresas paguem ao governo o transporte de todos os seus funcionários, valor que seria menor do que gastam atualmente com VT.
Especialistas acreditam que uma rede de convênios pode ser criada para financiar a ideia, como cobrança de estacionamento nas ruas, pedágios municipais, repasses federais e venda de certificados de potencial construtivo. Isso contribuirá para zero tarifas para os demais passageiros
Nas principais cidades do país, as propostas de gratuidade do transporte público ainda não entraram em vigor. São Paulo, com a implantação do Bilhete Único em 2004, garante praticamente várias viagens em uma passagem. Em São Luís, no Maranhão, oferece tarifa zero para uma área da cidade desde outubro passado.
*Com informações da Folha de S. Paulo
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil