Candidatos têm até esta sexta-feira (15) para realizar a entrega da documentação e se inscrever no Fies 2024; Veja número de vagas e data do resultado
Jean Albuquerque Publicado em 13/03/2024, às 09h59
Os interessados em ingressar no programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2024) têm até esta sexta-feira, 15 de março, para apresentar a documentação necessária. Para concorrer ao Fies, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter uma renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
Em 2024, o programa está oferecendo 112.168 oportunidades de financiamento para cursos superiores, sendo 67.301 vagas disponíveis para o processo seletivo do primeiro semestre.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Uma novidade trazida pelo edital é a criação do Fies Social, com 50% das vagas reservadas para estudantes registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que inclui pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
O Ministério da Educação destaca que esse grupo poderá financiar todos os encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino, diferentemente do programa tradicional.
+ 13º Salário do INSS: Governo dá presente antecipado; confira o calendário!
Na área de cursos, uma mudança relevante é que agora os candidatos podem escolher até três opções de cursos de diferentes áreas do conhecimento ao se inscrever no Fies, não mais restritos a um mesmo agrupamento de áreas.
O MEC também revisou as áreas prioritárias para o Fies, incluindo cursos com alta empregabilidade e remuneração, bem como cursos de licenciatura e pedagogia voltados para a educação básica.
Os resultados do Fies serão divulgados em 21 de março, e os pré-selecionados deverão completar as inscrições entre os dias 22 e 26 do mesmo mês. A lista de espera estará disponível de 28 de março a 30 de abril.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo brasileiro que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. Ele foi criado em 1999 e tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, que não têm condições de arcar integralmente com as mensalidades dos cursos universitários.
O Fies permite que os estudantes financiem parte ou a totalidade das mensalidades de cursos superiores, pagando o valor financiado após a conclusão da graduação, com condições facilitadas de pagamento.
Para se inscrever no Fies, os estudantes precisam atender a critérios específicos de renda familiar e participação em processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa tem sido uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil