A segurança do imunizante foi aprovada após dois anos de discussões. A eficiência e o uso da vacina contra a dengue agora serão analisados pela Anvisa
Pedro Miranda Publicado em 03/02/2023, às 16h00 - Atualizado às 16h27
A sociedade está aguardando os resultados da vacina contra a dengue. Nesta semana a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou esta a segurança da vacina da empresa Takeda Pharma contra da doença. A segurança do imunizante foi aprovada após dois anos de discussões.
Conforme a Lei Geral de Biossegurança, o comitê é responsável por avaliar a segurança de produtos e tecnologias com organismos geneticamente modificados para o meio ambiente, animais e humanos. Durante a análise, estudos encomendados pela CTNBio demonstraram a segurança do produto no Brasil, região com alta prevalência do Aedes aegypti.
Após a apresentação dos resultados, o comitê tirou conclusões sobre biossegurança e decidiu monitorar a eficácia da vacina no país. A eficiência e o uso da vacina agora serão analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo a CTNBio.
+++ Lula promete rever autonomia do Banco Central depois de 2024! Entenda o motivo
Atualmente, não há vacina no mercado para prevenir a dengue. No entanto, algumas empresas farmacêuticas e instituições médicas estão pesquisando e desenvolvendo uma vacina contra a dengue segura e eficaz.
Algumas vacinas já passaram por testes clínicos e estão sendo testadas em diferentes países. É importante continuar monitorando as atualizações e informações oficiais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.
A prevenção da dengue inclui as seguintes medidas:
Lembre-se que a prevenção é a melhor forma de se proteger e se proteger da dengue.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil