Ao menos 58 países já confirmaram casos da varíola dos macacos. Autor do PL acredita que não se deve esperar surto maior da doença
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 19/07/2022, às 17h22
Os casos de varíola dos macacos tem crescido em todo o mundo. No Brasil, já foram registrados mais de 440 casos da doença. Diante desse cenário, o Projeto de Lei 1917/22 pretende incluir a vacina contra a varíola dos macacos no Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é que o imunizante se torne obrigatório para todas as pessoas indicadas em regulamento pelo Ministério da Saúde. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Segundo a proposta, a imunização deverá ser feita com a vacina composta pelo Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN), indicado para a prevenção da varíola dos macacos (em inglês, monkeypox). O autor do projeto, deputado Geninho Zuliani (União-SP), acredita que com a erradicação da varíola no Brasil em 1980 e a posterior suspensão das campanhas de vacinação no país, a suscetibilidade à doença aumentou.
O deputado avalia que não se deve esperar o surto tomar maiores proporções para que se decida incluir o imunizante no Programa Nacional de Imunização (PNI). O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
+++Partidos devem definir candidatos às Eleições 2022 a partir desta quarta (20)
Dos casos registrados, 312 estão no estado de São Paulo, 71 no estado do Rio de Janeiro, 33 no estado de Minas Gerais, 8 no Distrito Federal, 6 no estado do Paraná, 4 no estado de Goiás , e 4 no estado do Rio Grande do Sul, três na Bahia, dois do Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, dois no Ceará, além de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina com um caso cada.
O vírus Monkeypox é transmitido de pessoa para pessoa através do contato próximo com feridas, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode ser de 5 a 21 dias.
Os sintomas da varíola dos macacos incluem bolhas no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais, febre, linfonodos inchados, dor de cabeça, dores musculares e falta de energia.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil